[:pt]

Coragem nunca faltou para a jovem Laura Santos, de 20 anos. Nascida e criada no distrito de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, via no amor dos pais o incentivo certo, desde pequena, para viajar diariamente por quase duas horas para poder estudar em uma escola pública. Essa dedicação se reflete até os dias atuais, onde busca um emprego e, quem sabe, uma graduação na área tecnológica.

Laura começou a gostar do mundo digital ainda no colégio, durante as aulas de informática. O tempo passou e, com a tecnologia em alta, acabou descobrindo a Recode em um grupo de WhatsApp. Quando soube do Digigirlz, um projeto em parceria com a Microsoft, não teve dúvidas de que aquele poderia ser um divisor de águas: “Adorei os temas presentes. Além disso, vi a oportunidade de ter um contato mais direto com outras mulheres, conhecendo melhor a história de vida de algumas delas”, destaca.

O Digigirlz reuniu mulheres de todo o país para mostrar um pouco das novas tecnologias. Além de realizarem os cursos “Tecnologias para o Futuro” e “Inteligência Artificial”, cerca de 40 participantes participaram de um Ideathon, onde puderam criar projetos que ajudassem a sociedade. O grupo de Laura ficou em terceiro lugar: “Pensamos em uma ideia para melhorar o sistema de reconhecimento facial na identificação do passageiro no transporte público de São Paulo, a fim de evitar a discriminação de pessoas do grupo LGBTQIA+”, conta a jovem.

Laura teve grande destaque no Digigirlz

E não parou por aí. O projeto fez tanto sucesso que as meninas foram convidadas para mais um dia de mentoria com a Microsoft, mediada pela Recode. Elas ouviram dicas para ingressar no mercado de trabalho e questões fundamentais para crescimento pessoal e profissional. Laura não desperdiçou a oportunidade: “Saí do evento com a sensação de leveza ao saber que, de certa forma, já estava me dando uma chance de descobrir outros mundos e formas diferentes de pensamento, podendo me destacar por isso”, comemora.

Embora Laura Santos saiba que ainda terá muitos desafios pela frente, ela segue agora mais confiante em poder ingressar em uma faculdade e conseguir um emprego. Enquanto isso, segue nela a garra e a vontade de continuar desbravando o mundo da tecnologia.

[:]