[:pt]

A Recode, em parceria com a Microsoft, lançou nesta semana uma iniciativa para ajudar as pessoas que buscam um emprego e precisam se preparar para a nova realidade do mercado de trabalho em 2021. Através da campanha #PrepareSeParaVoltar, são oferecidos quatro cursos de tecnologia gratuitos e totalmente on-line que prometem ajudar no desenvolvimento das habilidades digitais dos participantes.

“O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, buscando candidatos com qualificação profissional e que estejam sempre se aperfeiçoando e expandindo os conhecimentos. As formações oferecidas pela Recode estão alinhadas a essas tendências, sejam elas tecnológicas e/ou comportamentais, facilitando a procura do participante por um emprego ou até mesmo a ascensão profissional”, destaca o gerente de Tecnologia e Pedagogia da Recode, Eduardo Ferrão.

As formações abordam desde temas fundamentais para um dia a dia de trabalho, como o uso de ferramentas digitais, dicas de como montar um currículo e de empreendedorismo, até questões mais específicas, voltadas para a programação e o desenvolvimento de sistemas.

“Uma pequisa da Brasscom de 2019 estima que, em 2024, o Brasil terá um déficit de 290.000 profissionais de TI. Com a pandemia, esse número deve aumentar ainda mais. Em um país com 12% da população desempregada, os cursos oferecidos pela Recode e Microsoft são uma excelente oportunidade para os que buscam ingressar no mercado de tecnologia ou para aqueles que entendem o papel essencial que a tecnologia tem em variadas profissões”, afirma Lucia Rodrigues, líder de filantropia da Microsoft. 

Os interessados em participar devem acessar o site recode.org.br/prepareseparavoltar e seguir as instruções. É possível escolher entre os temas “Ferramentas digitais para o mercado de trabalho”, “Reprogramando seu futuro”, “Desenvolvimento de sistemas web” e “Tecnologias para o futuro”. Todos disponibilizam gratuitamente certificados reconhecidos pela Microsoft, após a conclusão.

Empoderamento digital

A Recode é uma organização social que promove o empoderamento digital. Por meio da criação e disseminação de metodologias de formação empreendedora e do uso de ferramentas digitais, busca ampliar o impacto de facilitadores em comunidades, escolas e bibliotecas e estimular o uso ético, consciente e cidadão da tecnologia. Assim, empodera indivíduos para reprogramar realidades. Com 26 anos de atuação, está presente em nove países e já alcançou mais de 1,7 milhão de pessoas.

[:]