[:pt]

Por meio de diversas iniciativas, aqui na Recode buscamos promover o uso consciente das novas tecnologias em parceria com educadores sociais, profissionais de bibliotecas e pessoas atendidas. Isso para nós é empoderamento digital! Pensando nisso, e celebrando o Dia da Internet Segura, que ocorre no dia 09/02, separamos algumas dicas para que você possa explorar a internet de forma segura e positiva

1. Tenha atenção aos downloads

Muitas pessoas baixam com frequência jogos e outros programas para serem utilizados no computador e celular. Entretanto, é preciso prestar bastante atenção ao local de onde esses softwares serão baixados. Fazer download em sites não seguros pode fazer com que o seu computador contraia vírus. Em casos mais graves, tanto seu computador ou celular podem ter todos os seus dados roubados, apagados ou até mesmo parar de funcionar.

2. Fique atento aos falsos SMS, e-mails, anexos e links suspeitos

Tenha cuidado ao acessar links recebidos em e-mails, WhatsApp ou SMS. Uma das dicas para verificar se um link é confiável é verificar a sua URL. Normalmente, links não confiáveis são compostos por diversos números e letras de forma aleatória. Mesmo em mensagens de pessoas conhecidas, procure abrir mensagens apenas com o antivírus atualizado já que outras pessoas podem espalhar vírus sem saber. Alguns celulares ou computadores infectados enviam mensagens para todos os contatos, com um link que, quando clicado, fará com que o vírus também seja instalado no novo aparelho.

3. Reforce a segurança de suas senhas

Crie suas senhas com pelo menos 7 caracteres, e que combine letras minúsculas, maiúsculas, números e símbolos. Evite utilizar dados como nomes de familiares, cidades ou países, nas suas senhas. Tente não utilizar palavras inteiras, seja na sua língua ou em outra, pois hoje em dia existem softwares que procuram por combinações usando todas as palavras existentes. Para aumentar a segurança da informação, procure criar a rotina de trocar as senhas regularmente.

4. Atualize seu antivírus

Tenha um antivírus atualizado instalado em seus dispositivos, principalmente computadores. Um bom antivírus é capaz de identificar a entrada de arquivos nocivos ou suspeitos em seu dispositivo, indicando quando é necessário removê-los. Lembre-se de que não apenas o seu computador precisa estar protegido: seu celular também pode contrair vírus. Hoje em dia, muitos aplicativos oferecem a opção de otimização do aparelho além da proteção contra ameaças.

5. Faça compras online apenas em sites conhecidos e seguros

Procure fazer compras em lojas conhecidas e seguras. É possível saber se o ambiente de compra é confiável para inserir seus dados pessoais e pagamentos observando alguns pontos. Antes de efetuar a compra, observe se o endereço do site possui a sigla HTTPS. O “S” significa que a segurança da página é criptografada, assim, as compras podem ser feitas sem maiores preocupações. Observe também a barra do navegador. Sites que apresentam um ícone em formato de cadeado possuem conexão criptografada e livre de espionagem.

6. Redobre a segurança do seu WhatsApp

É comum ouvirmos falar de amigos que já tiveram o número de celular ou sua conta de WhatsApp clonada. A boa notícia é que não dá para seu WhatsApp ser clonado sem que você perceba. Caso alguém consiga acesso a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso que seu número está sendo usando em outro lugar. Uma dica para não ter a sua conta roubada para outro dispositivo é ativar a verificação de duas etapas. Para isso, abre o app, clique em “ajustes”, depois em “conta” e então ative a função “verificação em duas etapas”

7. Fique atento ao acessar computadores comunitários

O uso de computadores de uso público faz com que os usuários corram alguns riscos quanto à segurança de seus dados, principalmente pela ação de vírus e outros malwares instalados em máquinas comunitárias. Se você utiliza esse tipo de acesso à web, tenha a atenção redobrada! Evite acessar sua conta de banco, realizar compras online, salvar suas senhas e disseminar informações pessoais quando estiver utilizando esses computadores. Lembre-se também de sair, fazer logoff de todos os endereços acessados.

O Dia da Internet Segura, comemorado em mais de 140 países, celebra sua 13ª edição. Diversas ações virtuais e encontros com objetivo de promover a navegação segura acontecem em todo o Brasil. E nós não vamos ficar de fora! Fique atento às redes sociais da Recode, acompanhe a nossa programação e participe por uma #InternetMaisPositiva!

[:]