[:pt]

Sempre que a servidora pública Renata Cruz, de 28 anos, pensava em mudar de carreira, surgiam vários obstáculos pela frente. Além da estabilidade do emprego em São Paulo, a necessidade de cuidar da filha, de apenas três anos, acabava falando mais alto.

Conforme o tempo ia passando, ficava cada vez mais difícil manter aquela rotina. Uma crise profissional acabou tomando conta de sua vida. Naquele momento, havia tomado uma decisão: “preciso fazer algo novo”, pensou.

A partir daí, Renata começou um mapeamento por diferentes profissões e uma análise de como estava o mercado. Até que, de tanto procurar, a jovem encontrou a oportunidade certa. Através de um grupo no Facebook, ela viu que um programa da Recode, o Recode Pro, que formava novos programadores, estava disponível gratuitamente. Ela participou do processo seletivo, foi aprovada e, com a ajuda da família, iniciou as aulas.

“O curso era em Osasco, onde moro, com o horário compatível com o meu trabalho. Foi um casamento perfeito. Minha mãe também foi peça fundamental. Ela que ficou com a minha filha para que eu pudesse estudar”, destaca.

E todo o esforço valeu a pena. Afinal, pouco tempo depois de formada em desenvolvimento full stack, veio uma vaga de emprego no banco Itaú, parceiro da Recode no Recode Pro. O sonho estava realizado: uma nova profissão começava ali.

O Recode Pro mudou totalmente a minha vida. Nunca imaginei trabalhar em uma empresa com uma estrutura dessa. Hoje consigo oferecer uma qualidade de vida e um ensino de qualidade para a minha filha”, comemora.

Diversas mulheres pensam em mudar a trajetória profissional, contudo, esbarram em dificuldades rotineiras de quem tem duas, ou até três jornadas diárias. A história de Renata Cruz, no entanto, mostra que, com perseverançaas oportunidades surgem e os objetivos acabam sendo alcançados.

[:]