[:pt]

O encontro Bibliotecas Transformadoras, realizado dia 02 de dezembro, no Rio de Janeiro, compartilhou com o público dez experiências de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil premiadas por práticas de inovação, sustentabilidade e transformação social e digital em seus municípios. Esta iniciativa faz parte do nosso projeto que tem como objetivo fortalecer de uma rede de 200 bibliotecas em todo o País.

Os profissionais das instituições premiadas falaram sobre as novas atividades e parcerias implementadas em seus espaços como fruto do programa da Recode. Ao longo de um ano, os participantes receberam uma formação diversa para traçar a nova programação a partir de uma pesquisa da comunidade, entendendo como a biblioteca poderia contribuir para o desenvolvimento local em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, conquistaram maior relevância, parcerias e aumento de frequentadores, especialmente jovens. Empregabilidade, empreendedorismo e tecnologia foram temas mais solicitados pela comunidade para nortear a nova gama de atividades oferecidas.Para os três primeiros lugares, a premiação será uma viagem à Colômbia para imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas. Os próximos colocados ganham equipamentos para apoiar o uso de tecnologia nesses espaços, tais como computadores desktop (4º, 5º, 6º e 7º lugar), uma TV 40 polegadas (8º lugar), um retroprojetor (9º lugar) e uma câmera digital (10º lugar).O evento também contou com o painel “Como a tecnologia influencia a leitura e os leitores”. Num contexto de crescente interesse e mercado para o livro digital, como os novos recursos tecnológicos e até mesmo as redes sociais podem contribuir para a formação de leitores e escritores? Entre os participantes, Renata Ventura, autora da série “A Arma Escarlate”, inspirada em Harry Potter e Diogo Oliveira, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Conheça as dez iniciativas:

  • Biblioteca Municipal Prof. Bruno Enei – Ponta Grossa/ PR
  • Biblioteca Municipal Dr. Antônio Furlan Jr. – Sertãozinho/ SP
  • Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto – Iguatu/ CE
  • Biblioteca Municipal Olavo Bilac – Farroupilha / RS
  • Biblioteca Municipal Hermes Fontes – Boquim/ SE
  • Biblioteca Municipal Antônio Coutinho de Campos – Augusto Correa/ PA
  • Biblioteca Municipal Monteiro Lobato – Sorriso/ MT
  • Biblioteca Municipal Dr Luiz Ramalho dos Reis – Coruripe / AL
  • Biblioteca Municipal Dr. Firmo Cardoso – Barcarena/ PA
  • Centro de Pesquisa e Biblioteca Pública Dr. Alísio Inojosa – São Vicente Férrer/ PE

Acesse aqui para conferir a publicação Bibliotecas Transformadoras completa, com resumo das 89 melhores práticas de novas programações implementadas com apoio da Recode.

[:]