[:pt]

A missão da Recode é impactar vidas usando a tecnologia. Queremos contribuir para o acesso qualificado à informação, à educação e à tecnologia para não deixar ninguém para trás, em linha como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Para nós, a tecnologia é um meio privilegiado para empoderar pessoas e estimular suas possibilidades de ação e criação em benefício de um impacto positivo.

Não deixar ninguém para trás não é uma tarefa fácil. É preciso um esforço coletivo. Quer ajudar a melhorar a educação na sua comunidade?

Confira 7 sugestões de ações:

  1. Faça um mapa das escolas do seu bairro e incentive a participação da comunidade nos projetos liderados por ela.
  2. Verifique se existem bibliotecas públicas ou comunitárias próximas. Além de serem ótimos espaços para estudar, vocês podem criar um circuito educativo e divulgar a programação um do outro.
  3. Ofereça o seu laboratório de informática ou espaço para os jovens estudarem. Lembre-se que muitos não possuem computadores ou internet em casa e trazê-los para a sua instituição é uma excelente maneira de apresentar o seu projeto para eles.
  4. Converse com o jovem. Estimule a sua autonomia e protagonismo. Ele ficará mais seguro para fazer melhores escolhas.
  5. Você pode oferecer atividades no seu espaço que ajudem nas tarefas escolares, na preparação para o primeiro emprego, a planejar o futuro. Você já conhece os nossos cursos de tecnologia para empoderamento digital? Saiba mais aqui!
  6. Valorize os jovens que já se destacam! Peça a eles que compartilhem suas experiências. Ele pode inspirar outros jovens, não é mesmo?
  7. Organize encontros com pessoas que se destacam na comunidade por causa da educação. Eles podem ser os professores das escolas próximas, ex-educadores ou profissionais de outras áreas.

Nossas instituições parceiras, participantes do Movimento Recode, nos ajudam nessa força tarefa de empoderamento.  Juntos, promovemos acesso à computadores, informação, formação e desenvolvimento de soluções que podem mudar a realidade de todos. Obrigada por acreditarem na nossa missão e na mudança que podemos realizar!

E agora queremos saber de você…

Como não deixar ninguém para trás e fortalecer a educação?

Em abril, várias organizações estão levantando o tema nas redes sociais com a #Nem1PraTras, inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas!
Confira as histórias inspiradoras da campanha!


Artigo escrito por:

Patricia Alves – Especialista em Aprendizagem (Recode)

Mestranda em Avaliação pela Fundação CESGRANRIO. Graduada em Pedagogia pela UERJ, especialista em Tecnologia da Informação Aplicada à Educação pela UFRJ e pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF.

[:]