A biblioteca sempre foi um local receptivo, permanecendo de portas abertas para envolver a comunidade em atividades literárias e educacionais. Mesmo com a chegada da pandemia, onde os espaços precisaram ficar fechados ou passar por adaptações, os trabalhos não pararam. Instituições de todo o país demonstraram muita criatividade no engajamento on-line através do Desafio Bibliotecas em Casa da Recode.
Durante a atividade, as bibliotecas precisaram levantar um problema diante do tema “combate ao coronavírus” e encontrar uma solução através da tecnologia. A partir daí, as equipes gravaram um vídeo mostrando todo o processo e foram avaliados de acordo com critérios como clareza e objetividade na apresentação, prototipação e criatividade na ideia.
O primeiro lugar ficou com a Biblioteca Municipal Professora Lêda Rodrigues Silva, da cidade de Andrelândia, em Minas Gerais. O time vencedor criou um protótipo de site que facilita a busca pelo acervo, além de promover clubes virtuais de leitura e emprestar livros no sistema “delivery”.
“Acreditamos que esse site veio a fortalecer os vínculos de nossa equipe com os frequentadores da biblioteca e, assim, potencializar a leitura em nossa comunidade”, destaca o mentor do grupo, Guilherme Landim.
Confira os vídeos vencedores:
1º lugar – Biblioteca Municipal Professora Lêda Rodrigues Silva – Andrelândia/MG
2º lugar – Biblioteca IF Baiano Campus Teixeira de Freitas – Teixeira de Freitas/BA
3º lugar – Biblioteca Ofélia Escobar – Vila Velha/ES
4º lugar – Biblioteca Pública Municipal Epifânio da Fonseca Dória – Poço Verde/SE
5º lugar – Biblioteca Pública Municipal de Eldorado do Sul – Eldorado do Sul/RS
[:]