O Cadastro de Pessoas Físicas, mais conhecido apenas pela sigla CPF, é um importante documento para a cidadania no país. Sem ele, não é possível abrir conta em banco, tirar carteira de trabalho ou se inscrever em vagas de Jovem Aprendiz, etc.
Apesar da importância do documento, tirar o CPF é algo simples e rápido. Neste post, compartilhamos com vocês todas as informações necessárias para quem precisa fazer o cadastro, que garante a todos os cidadãos acesso a serviços básicos como educação e saúde e inscrição nos programas sociais do governo federal, entre outros benefícios:
Onde fazer o CPF?
– Quem tem de 16 a 25 anos e está com o título de eleitor em dia pode fazer o CPF pela internet, no site da Receita Federal, de forma gratuita.
– Os menores de 16 anos também podem tirar o CPF gratuitamente, em alguns estados. Nesse caso, o pedido deve ser feito num dos locais autorizados.
– O registro também pode ser solicitado nas agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil e dos Correios. Nessas unidades, o custo será de R$ 7 e deve ser pago no local.
Comprovante de inscrição
O número de inscrição do CPF e o comprovante são gerados logo que o documento for solicitado. A Receita Federal deixou de emitir o cartão plástico (azul) e por isso é importante imprimir o comprovante.
Esse comprovante contém o nome, a data de nascimento e o número do CPF e, desde que acompanhado de um documento de identificação, pode ser utilizado para comprovar a inscrição no CPF.
Quais documentos para tirar o CPF?
Menores de 16 anos, tutelados, curatelados e outras pessoas sujeitas à guarda judicial:
– Certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de identificação oficial com foto;
– Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda);
– Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso.
Jovens com 16 ou 17 anos de idade:
– Documento de identificação com foto do jovem, que comprove sua naturalidade, filiação e data de nascimento;
– Titulo de eleitor ou documento que comprove alistamento eleitoral (facultativo);
– Se o solicitante for um dos pais, documento de identificação com foto do solicitante. Nesse caso, é possível substituir o documento de identificação com foto do jovem pela certidão de nascimento.
Maiores de 18 anos:
– Documento de identificação oficial com foto do interessado;
– Certidão de nascimento ou casamento, caso o documento de identificação não traga as informações de naturalidade, filiação ou data de nascimento;
– Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral;
– Caso o alistamento eleitoral do interessado não seja obrigatório ou possível, apresentar certidão da Justiça Eleitoral ou documento que comprove essa condição.
Passo a passo para tirar o CPF pela internet:
1- Acesse a ficha de inscrição no CPF na página da Receita Federal
2 – Preencha os dados da ficha, que incluem data de nascimento, sexo, naturalidade, nome da mãe, endereço, telefones para contato e título de eleitor – por isso, o documento gratuito só pode ser feito pela internet por maiores de 16 anos, a idade mínima para votar.
3 – Clique em “Enviar”. Se a inscrição for feita com sucesso, será gerado o número de inscrição no CPF e o comprovante – anote o número ou imprima o comprovante. Se houver problemas nos dados informados, será preciso ir numa agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios.