[:pt]

Não foram apenas as grandes capitais brasileiras atingidas em cheio pela pandemia de 2020. Na cidade de Breves, localizada no sudoeste da Ilha de Marajó, no Pará, a rotina da população precisou ser totalmente alterada. Foi o caso de Breno Amaral, de 21 anos, que acabou contaminado pela Covid-19 e vivendo de perto o sofrimento da doença. Além de ficar curado, o jovem ainda encontrou inspiração para transformar o drama em filme, premiado no V Festival Nacional Cineastas 360º.

A obra “A pandemia no Marajó” nasceu no projeto da Recode em parceria com o Facebook Brasil, “Cineastas 360º – Realidade Virtual para Impacto”. Junto com o professor orientador Fábio Acioli, da Escola Maria Elizete Fona Nunes, Breno percorreu a cidade para relatar como os moradores estavam reagindo à pandemia.

“Foi um trabalho difícil e muito cuidadoso. Precisamos andar sempre com álcool em mãos, além de higienizar os equipamentos. Também foi complicado conseguir locais para gravação. No posto de saúde, por exemplo, tivemos que gravar somente na frente” – conta o jovem.

Quem também destaca o sucesso do projeto é o professor Fábio Acioli. Para ele, ver o resultado final foi gratificante: “Participar do ‘Cineastas 360º’ é sempre uma satisfação muito grande. Trabalhar nesse contexto da pandemia foi desafiador. O Breno é um jovem disciplinado, organizado e visionário. Nos traz orgulho crescer junto com ele em aprendizagens significativas que, sem dúvida, servirão de incentivo para agregar novos jovens no projeto” – ressalta.

O filme foi gravado durante a pandemia adotando todas as medidas de segurança

A obra “A pandemia no Marajó” acabou consagrada como o grande destaque do V Festival Nacional Cineastas 360º, realizado de forma virtual em dezembro de 2020. Após esse reconhecimento, Breno espera agora evoluir ainda mais e seguir no caminho do audiovisual:  “O curso da Recode me proporcionou um interesse ainda maior pela área. Comecei a fazer pesquisas, estudos sobre design, produção e edição de vídeos. Minha meta é continuar. O projeto foi muito importante pra mim” – comemora.

[:]