[:pt]

No marco das celebrações de 24 anos da Recode, a Semana do Empoderamento Digital 2019 promoveu 65 atividades em 16 Estados e no Distrito Federal, além de ações no Chile e na Venezuela, onde também estamos presentes. Mais de 1500 jovens participaram das oficinas, cursos e palestras, despertando para o uso consciente e qualificado da tecnologia para estudo, trabalho e desenvolvimento pessoal.

Confira alguns destaques dessa maratona de mobilizações!

Participação de escolas públicas:

Exibição de filmes em 360º nas escolas: CE. Costa e Silva (São Luis de Montes Belos/GO); CE. Magalhães Neto (Ruy Barbosa/BA); CE. Souza Aguiar (Rio de Janeiro/RJ); EE. Sanico Telles (Santa Rita do Sapucaí/MG); EE. Cianorte  (Cianorte/PR); EE. José Pavan (Jacarezinho/PR).

Aula inaugural do projeto Cineastas 360° – Realidade Virtual para Impacto Social: Escola de Educação Básica Mater Dolorum (Capinzal/SC); Instituto Federal da Paraíba (Campina Grande/PB); Escola Estadual Lino Villachá (Campo Grande/MS); Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus (São Félix do Tocantins/TO); Escola Estadual Culto à Ciência (Campinas-SP).

Inauguração dos Polos de Coleta Recode:

Inauguração de Polos de Coleta Recode para descarte correto de material eletrônico, uma parceria socioambiental com a Recicladora Urbana que também nos permite captar recursos para equipar centros de empoderamento digital. Locais: INPAR, na Rua Edgard Werneck, 846, Cidade de Deus (RJ), e Instituto Vida Real, na Rua Teixeira Ribeiro, SN – Maré (RJ).  

Atividades em bibliotecas:

Atividades em 28 bibliotecas públicas, tais como oficina de programação na Biblioteca Wilson Marques (PA), bate-papo sobre o uso das tecnologias e suas possibilidades na Biblioteca Melvin Jonves (RS) e palestra sobre tecnologias emergentes na Biblioteca Adelpho Poli Monjardim (ES).

Atividades em organizações sociais:

Participação de 14 organizações sociais, como Mamãe Margarida (RJ), com debate sobre riscos e oportunidades das redes sociais, e ONG Cepas (MG), com palestra sobre profissões do futuro e criptomoedas.

Criação de novos Centros de Empoderamento Digital:

Inauguração de Centro de Empoderamento Digital na biblioteca Sinclei Fazzolino (GO), que passará a oferecer a formação gratuita da Recode para jovens do município de Alexânia.

Intervenção urbana no Rio de Janeiro:

Intervenção urbana em 3 pontos turísticos do Rio, com sensibilização sobre desigualdade no acesso à Internet: segundo o IBGE, 35% dos brasileiros não estão conectados. O índice atinge 25% dos estudantes de escolas públicas e 8 milhões de brasileiros com menos de um ano de estudo.Na mídia

Nossa Semana do Empoderamento Digital foi destaque na Globonews e na Folha de S.Paulo, além de outras mídias regionais. Acompanhe!

Quer fazer parte da nossa rede e levar a formação da Recode para jovens de sua comunidade? Saiba como participar!

[:]