[:pt]

Cada vez mais se espera que as bibliotecas sejam equipamentos culturais dinâmicos, sustentáveis e conectados às necessidades de suas comunidades. Para reforçar esse novo papel, a ONG Recode  participa da Coalizão para a Sustentabilidade das Bibliotecas, que envolve especialistas do setor, entidades da sociedade civil, academia e membros dos governos estadual e federal, como a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e a Secretaria do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Criada em maio de 2017, a Coalizão definiu agora, nos dias 18 e 19 de abril de 2018, em encontro realizado em Brasília, o Plano de Sustentabilidade das Bibliotecas. Por meio de ações concretas, a iniciativa quer promover as bibliotecas no país, sejam públicas, comunitárias e prisionais, a partir de quatro frentes de atuação: Incidências de Políticas Públicas; Difusão de Saberes; Programas, Projetos e Ações e Desafios para a Sustentabilidade.

Nossa diretora executiva, Viviane Suhet, acredita que o plano vai impactar o setor de forma positiva. “Depois de um ano de trabalho muito rico e colaborativo, os membros da coalizão definiram o nosso planejamento estratégico e estou certa de que essas ações serão um marco para o sistema de bibliotecas como um todo”, avalia.

“Ficamos extremamente felizes em contribuir para esse diálogo em torno de ações que levem inovação e apoiem o papel das bibliotecas para alavancar a transformação social”, completa Rodrigo Baggio, presidente da nossa organização, que também participou do encontro em Brasília, ao lado de Cassiane Lanzoni, Ilca Bandeira e Renata Costa, todas da ONG Recode.

Para enriquecer o plano para a sustentabilidade das bibliotecas, a ONG Recode propõe aos membros da coalizão articular ações em sintonia com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira todos os membros da Coalizão:

Adelaide Ramos e Corte, especialista da FEBAB – Sistema Prisional

Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)

Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB)

Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB)

Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade do Rio Grande do Sul (FABICO-UFRGS)

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Instituto C&A

Instituto EcoFuturo

Instituto Pró-Livro

Instituto Interdisciplinar de Leitura e Cátedra Unesco de Leitura | PUC-RJ

ONG Mais Diferença

ONG Recode

ONG VagaLume

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC)

Secretaria do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL)

[:]