Disponível para download, publicação da ONG Recode incentiva práticas pedagógicas inovadoras

O TecEscola formou mais de 150 professores no uso da tecnologia em sala de aula, impactando diretamente 4.500 alunos de escolas públicas do Estado de Rio de Janeiro. Para que essa experiência alcance mais educadores e tenha reflexo positivo no futuro de mais estudantes, a ONG Recode compartilha todas as lições aprendidas com o projeto no Guia de Replicação TecEscola.

O guia traz a metodologia Recode, trabalha a capacitação dos professores, apresentando práticas e estratégias pedagógicas inovadoras para o uso da tecnologia no ambiente escolar. Além disso, indica conteúdos para cursos de tecnologia voltados aos alunos, que aliem uma introdução técnica com o desenvolvimento de competências para lidar com os desafios da atualidade. Assim, é possível promover o empoderamento digital dos estudantes e  prepará-los para oportunidades de geração de renda.

Sobre a iniciativa

Realizado de 2015 a 2017 pela ONG Recode em parceria com a B2W Digital, o TecEscola buscou fortalecer o papel dos professores como agentes ativos de transformação da educação, incentivando-os a usarem a tecnologia para cumprir essa tarefa. Tanto os profissionais que já dominavam os recursos digitais quanto aqueles que davam os primeiros passos nessa prática apontaram diversos ganhos com a participação no projeto.

Um exemplo é a professora Simoni Dina, do CE Chico Anysio (Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro). Para ensinar seus alunos a medir distâncias inacessíveis e a calcular razões trigonométricas, ela passou a usar atividades gamificadas, como quiz e gincanas, por meio de apps e da plataforma TecEscola. O uso do celular, o incentivo a novos experimentos e a testagem de novos recursos digitais recém descobertos foram outras práticas incorporadas pelos professores participantes do projeto.

Compartilhe esse conhecimento e apoie o fortalecimento da inovação na Educação!

Acesse aqui o guia.