Incentivados pelo Conecta Biblioteca, profissionais participantes do programa mobilizam gestores para fortalecer bibliotecas

Uma biblioteca que dialoga com a comunidade e contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Para reforçar esse papel, os participantes do programa Conecta Biblioteca começam a articular valiosas parcerias com gestores locais em torno da sustentabilidade de uma nova programação de atividades para as bibliotecas públicas.

Em Igarassu (PE), Lucicleide Pereira buscou duas secretarias municipais – Educação e Empreendedorismo – para levar novos investimentos e projetos para a biblioteca da cidade, onde trabalha. Com determinação e persistência, ela começa a traçar apoios importantes para oferecer cursos preparatórios para o mercado de trabalho aos jovens dentro da biblioteca. “A gente tem que mostrar para os gestores o potencial que o espaço tem e os benefícios que a gestão também pode ter com o programa”, conta ela.

Ao conversar com os representantes da prefeitura, Lucicleide procura transmitir o objetivo central do programa Conecta Biblioteca. “Hoje eu vejo muito esse potencial que a biblioteca tem na transformação social. É isso que eu passei a defender”, diz.

“A biblioteca pode contribuir com a democratização do conhecimento profissional e com a inserção da população no mercado de trabalho”, afirmou Jonatas Pessoa, secretário de Educação Profissional de Igarassu.

Prefeito Adriano Leite em reunião com Vanessa Martins (à esquerda)

São Paulo e Alagoas

A articulação em torno de parcerias também está rendendo frutos para a Estação Literária Prof. Maria de Loudes Évora Camargo, em Guararema (SP). A profissional Vanessa Martins dos Santos procurou a secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura para fazer da biblioteca um polo de oportunidades para os jovens.

A prefeitura apontou possíveis ações conjuntas para encaminhar jovens em busca de emprego para os cursos de tecnologia gratuitos oferecidos na biblioteca. Também foi sinalizado o interesse em oferecer os computadores da biblioteca para uso dos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Já em São Miguel dos Campos (AL), a articulação da participante do Conecta Biblioteca Karina Jatobá vai render uma atualização tecnológica para a biblioteca Monsenhor Hildebrando Guimarães. O espaço contava com computadores obsoletos, que não eram mais utilizados pelos usuários. Após o lançamento do programa, a profissional articulou, junto ao prefeito Pedro Ricardo, a viabilização da compra de oito máquinas novas para o espaço, que devem chegar no mês de agosto. “Os computadores serão utilizados para pesquisas e cursos”, celebra Karina.

Legenda do destaque: Da esquerda para a direita: prefeito Pedro Ricardo, Karina Jatobá e o secretário de Cultura Leonel Cavalcanti.