Em eventos realizados nos últimos dias 30/11 e 03/12, respectivamente, em SP e no RJ, reconhecemos as melhores ideias de aplicativos para a resolução de problemas sociais desenvolvidas por nossos alunos do Programa Recode em 2016. Dos mais de 50 protótipos apresentados nos dois eventos, dois foram consagrados vencedores e serão desenvolvidos pela Microsoft em 2017: App Afilaxy e Inclusão Inteligente, ambos voltados para o tema da saúde.

Desenvolvido pelos jovens Herbert Jung Sin, Mateus Gozzy e Thiago Takahashi, que fizeram o curso no nosso escritório de SP, o App Afilaxy oferece acesso rápido ao nebulímetro, a famosa bombinha, aos asmáticos, funcionando como um localizador de usuários a quem está com crise da doença, porém sem acesso a algum medicamento. “Nosso app pretende aliviar o sofrimento de quem tem asma e salvar vidas”, explica Hebert.

Já o app Inclusão Inteligente, de Andreia Oliveira, Joyce Cunha e Aurélio Campos, quer possibilitar acessibilidade e inclusão para pessoas surdas. A motivação foi a vivência de uma das autoras, cujos pais são surdos, e as dificuldades encontradas nesse percurso. O Aplicativo trará um mapa com a indicação de lojas, shoppings, bares, restaurantes acessíveis, bem como programação de cultura e de lazer, e chamar atenção de empresas para tornar novos eventos e ações também acessíveis.

Confira os demais premiados nos dois eventos:

SP

2º lugar: App ComprApp

O app, da autoria de Amanda Buss e Bianca Zacarias, da ONG Rede Cidadã, oferece o serviço de criação de lista de compras para supermercado. Fornece opções de compartilhamento de informações, como comparação de listas de supermercados, descontos, filas, produtos em falta, qualidade do atendimento.

3º lugar: App Loan

De autoria da Mariana Abad, é um app para aluguel e empréstimos de utensílios domésticos que não estão sendo mais utilizados. O app gerencia o empréstimo de itens pessoais, onde a pessoa pode anotar o que, quando e a quem emprestou e quando deve devolver. O Loan inclui também funções como: alarme previsto para data da entrega, acesso aos contatos de quem emprestou, aluguel e venda de itens.

RJ

2º lugar: Lucra Lixo

Dos jovens Felipe e Mariana Rocha, Greco Ruas e Irio Marques, ex-alunos do CIEE-RJ, o Lucra Lixo é um aplicativo para estimular a cultura da reciclagem e na sociedade, utilizando bonificações como incentivo. As funcionalidades do aplicativo ajudarão seus usuários a entenderem a importância da reciclagem, orientando sobre as formas corretas de separar o lixo, também a localizar pontos de coleta seletiva, e também cooperativas com foco em reciclagem. As pessoas que realizarem entrega de lixo para reciclagem por meio do app receberão bônus que serão trocados por experiência de consumo em empresas parcerias.

3º lugar: Portal LGBT

Idealizado por Rosana Bárbara, Bárbara Amorim e Guilherme Alves, o app será uma rede social para o público LGBT e seus simpatizantes, informando sobre programação cultural e de lazer de seu interesse, além de contar com uma área de depoimentos e orientações de psicólogos para auxiliar as pessoas no processo de auto aceitação, e também contribuir no combate à homofobia, possibilitando que seus usuários registrem em um mapa os locais nos quais sofreram ou presenciaram atos homofóbicos.

 

Clique aqui e confira o álbum de fotos do evento do RJ e aqui para ver o álbum de fotos do evento de SP