photomath

Aprender a “temida” Matemática pode ser muito divertido com a ajuda de ferramentas digitais. Abaixo, listamos três delas que podem ajudar a desmistificar o ensino da disciplina, dando continuidade à nossa série sobre recursos didáticos livres disponíveis na Internet a serviço da Educação. Para conferir o primeiro post da série, clique aqui.

  1. Geometria do Táxi

Este jogo apresenta uma abordagem diferente para tratar distâncias, já que nem sempre o plano cartesiano responde às questões propostas. Por exemplo, qual a menor distância entre sua casa e a escola? No plano é simples, uma linha reta, mas entre ruas e prédios, na realidade não é bem assim. Confira lá para descobrir.

  1. Matemática dos Vitrôs

Os alunos interagem com o personagem do jogo e precisam acertar as medidas dos vidros para terminar a igreja. Outro exemplo ótimo para aplicar a aula em algo concreto e também começar a introduzir noções de geometria, construindo algo real.

  1. Jogo das Frações

Neste site, as representações visuais e numéricas das frações devem ser colocadas numa balança com o objetivo de equilibra-la. Assim, os alunos com mais dificuldade em visualizar numericamente têm outro tipo de abordagem e o professor ainda pode promover competições com os alunos vendo quem alcança os maiores níveis ou mais pontos na atividade!

Curtiu? Conhece outros recursos? Compartilhe conosco, marcando o Recode e usando a hashtag #educacaoinovadora.

E fique ligado no nosso próximo post sobre recursos para o ensino de Geografia.